O blog nasceu a partir de um exercício para o curso de Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web, ministrado por Cristina Pfeiffer da Fundação Cecierj. Ele tem como objetivo apresentar sugestões de texto/vídeos/fotos/músicas para os professores de escolas públicas utilizarem em sala de aula.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

PROPOSTA DE AULA - BIODIVERSIDADE

ÁREA: Biologia

ASSUNTO: Biodiversidade

OBJETIVO

• Estudar o tema biodiversidade para inferir o que ela representa para a manutenção dos ecossistemas e geração de conhecimentos necessários à qualidade de vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE APRENDIZADO

• Conhecer o significado da palavra biodiversidade

• Refletir sobre a importância da biodiversidade dos diferentes ecossistemas brasileiros

• Identificar atividades culturais e sócio-econômicas com efeito nocivo ou benéfico à biodiversidade e suas conseqüências para o meio.

• Discutir o uso sustentável da biodiversidade no desenvolvimento econômico e na preservação ambiental.

• Identificar espécies vegetais de importância econômica

• Relacionar a manutenção das culturas tradicionais com a preservação da biodiversidade

PÚBLICO-ALVO: alunos do ensino médio

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

Para que os alunos alcancem os objetivos educacionais diferentes estratégias serão empregadas:

• Leitura reflexiva e crítica de textos (texto base, texto de revistas indexadas e jornais) - Contextualização do assunto

• Uso de perguntas e casos motivadores relacionados aos textos, que induzam a reflexão sobre os objetivos educacionais propostos

Problematização do assunto

• Discussão das perguntas em grupo – Socialização e troca de conhecimento

• Auto-avaliação – Compreensão da responsabilidade do aluno sobre o seu aprendizado

As ferramentas de interação a serem usadas serão fórum, e-mail e o 0800 (para esclarecimento de dúvidas) além das relacionadas às atividades abaixo.

PROPOSTA DE ATIVIDADES

• Responder às perguntas e casos motivadores no portfólio, usando texto base e outros pesquisados pelo aluno

• Participação em discussão e troca de conhecimento - fórum

• Busca de textos e vídeos na internet

• Realização de entrevistas

• Observação no ambiente do próprio bairro

• Preparo de relatório no Google Docs

• Confeção de um blog para divulgar os resultados escrito e fotográfico da pesquisa dos alunos

AVALIAÇÃO

1- Somativa

Conhecimento

• verificação escrita com questões discursivas e objetivas

• trabalho em grupo sobre agressões ao meio ambiente e suas conseqüências para a biodiversidade

2- Formativa

• Acompanhamento das atividades realizadas pelos alunos, quanto a propriedade, compromisso com o aprendizado e evolução.

• Participação do aluno nas discussões e apresentação das tarefas

• Atitude colaborativa nas tarefas em grupo



CRONOGRAMA

Atividade                            Sem. 1 Sem.2  Sem.3 Sem.4

Contextualização do assunto    X         X

Estudos de caso                      X         X        X

Troca de conhecimento           X         X

Avaliação somativa                 X         X

Avaliação formativa                X         X        X        X

Bibliografia                                         X        X        X



BIBLIOGRAFIA

Consulte os sítios abaixo que abordam vários aspectos da biodiversidade.

a) http://www.mct.gov.br

Nesse sítio você poderá tomar ciência do Decreto 4339 de 22/08/2002, que fala sobre as diretrizes da política de biodiversidade em nosso país.

b) http://www.webciencia.com/17_intro.htm

Nesse sítio você poderá se informar sobre a diversidade da Amazônia e poderá descobrir sua importância como reservatório de água potável.

c) http://www.abrolhos.net/abrolhos/mergulho.htm

Nesse sítio você ficará maravilhado com a beleza do Arquipélago de Abrolhos: origem, os corais, bichos e plantas. Você também poderá visitar o parque nacional e as aves.

d) http://www.corredores.org.br

Você sabe o que é um corredor de biodiversidade? Não! Então visite esse sítio e descobrirá algo incrível.

e) http://www.animalplanetbrasil.com/conservacao/index.shtml

Veja alguns exemplos de projetos bem-sucedidos de preservação, como o: Santuário de Chimpanzés da Ilha Ngamba e o Projeto Laikipia Predator.

f) http://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_publicacao/14_publicacao12082009054328.pdf

Nesse sítio você encontrará o relatório do Ministério do Meio Ambiente de 2006, que trata do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário